sábado, 6 de fevereiro de 2016

Resistir


Resistir às armadilhas do inevitável. Lutar sozinho contra as brigadas da realidade, resistir em meio à pobreza e, quando falo em pobreza não me refiro apenas àquela material. Pobreza de ideias num mundo cheio de informação e pouca ou quase nenhum conhecimento. Conhecimento. Não é aquele do diploma, mas do que nos indica como fazer. Rotas alternativas de um longo caminho e de uma existência sem graça. Das certezas que trazemos do nosso silêncio, tesouro cada vez mais raro.
Resistir mesmo quando somos conduzidos como animais ao matadouro. Nosso matadouro é a própria existência, sempre tão certinha recheada de modinhas e de sorrisos que não riem. Cada vez mais protocolares vivendo em meio a jovens, que já não questionam, mas não o fazem porque já sabem tudo, antes o fosse. Quem sabe poderiam em suas certezas desafiar a retidão dos poderosos. Quisera! “Eu não acho que ...” é tudo que temos em meio ao turbilhão de opiniões que não dizem nada, não propõe nada.
Resistir. Viver pode ser o maior exercício de resistência, mesmo quando seus sonhos jamais serão realizados. A vida não é ficção, embora a ficção insista em imitar esta vida que resisti a rende-se a ficção. Na ficção cada um escreveria sua própria história, o cenário e sua plateia estariam em conformidade ao que de fato procuram e gostam.
Resistir mesmo quando o elemento da fé lhe abandona, porque resistir, por vezes, é desafiar o território comum do inevitável, mas ninguém – a não ser por interesses alheios – constrói o discurso plausível que sua falta de fé é o que desconstrói os próprios desejos. Mas quem constrói a realidade? Pena que não dizem com clareza a quem de fato devemos servir. Existem tantos discursos e tantas advertências que vamos perdendo a essência. Mesmo assim, deve-se resistir. Com os joelhos ensanguentados, os ombros caídos e com os olhos secos  - porque não há mais lágrimas! – resistir pode ser aquela pontinha de fé que você acha que não tem, mas que por alguma razão continuamos a nos arrastar. As dores do corpo, neste caso, mostra a intensidade desta resistência.
Resistir ao inevitável e a todos os planos vazios e a todo o esquecimento que em um breve tempo todos caem, mesmo que lhe garanta a certeza de algo, a única certeza que temos é que ao não resistir antecipamos o silêncio que tanto negamos. Resistir é o silêncio, mas às vezes, é também negá-lo. Quando isso acontece nos lançamos aos desafios de seguirmos por caminhos nem sempre convencionais. Parte-se numa aposta cujo desafio nos leva a loucura do que todos evitam: o caminho do incerto, da instabilidade.
Resistir, enfim, pode ser apenas o simples fato de existir neste grande vazio de sentido que nos lançamos todos os dias, sem nos dá conta do que realmente somos. Pensar é perigoso, talvez a arma mais poderosa do homem. Resistir e pensar trouxe revoluções, guerras, grandes catarse à humanidade. Na maioria dos casos resistimos sem pensar, porque pretendemos ao máximo conservar nossos joelhos e nossos ombros da responsabilidade que deveríamos assumir.
Resistir quando a justiça é apenas uma metáfora condensada na boca de intelectuais e poderosos. Os demais resistem à sua maneira. Vivem como podem e, como na maioria das vezes não escrevemos a própria história, nos divertimos aceitando a condição de figurantes, que aparecem no cenário sorrindo, que seguem o script de cena a cena até o final do espetáculo. No final de tudo o que se vê são as cadeiras vazias e o tão temido silêncio. 

Nenhum comentário: